terça-feira, 4 de maio de 2010

Leopoldinense lança segundo livro sobre a história da música no município

No tempo do Horácio e do Licinho” é um resgate do passado contado em 106 páginas


Albino Montes, ex-componente da lendária “Leopoldina Orquestra”, lançou em Leopoldina, no dia 27 de março, na Usina Cultural - rua Lucas Augusto nº 36 -, o livro “No tempo do Horácio e do Licinho”. A obra é uma seleção de crônicas da Leopoldina dos velhos tempos, narradas em 106 páginas.

Esses textos, alguns já publicados no jornal “Leopoldinense – GLN” entre os anos de 2005 e 2007, a exemplo da primeira obra do autor, “Leopoldina - sua gente, sua música”, lançada em outubro de 2004, eternizam os nomes daqueles músicos e de outros que, efetivamente, escreveram a história da música em Leopoldina.

Com ilustrações de Luciano Baia Meneghite e de fácil leitura, “No Tempo do Horácio e do Licinho” leva o leitor a uma viagem no tempo, para reencontrar a boa gente do velho “Morro das Tabocas”, hoje “Bairro dos Pirineus”, onde Albino Montes, 81 anos, tem suas raízes e fez amigos como Horácio, Licinho e muitos outros, desde sempre, partes integrantes de seus livros e pensamento.

As primeiras páginas de “No Tempo do Horácio e do Licinho” foram reservadas para contar a história da “Fazenda do Sossego” e do “Conjunto do Horácio”, em seguida entra em pauta a “Leopoldina Orquestra”, passando pelo “Regional do Bianor” e “Trovadores da Lua”, sem deixar de lado as lembranças do Carnaval e tantas outras, antes esquecidas na memória e hoje eternizadas na obra, feita sob medida para a população leopoldinense.

Segundo Robson Leite Montes, jornalista e prefaciador da obra, Albino Montes, ao decidir-se pela literatura, especialmente por escrever as histórias da cidade e da sua gente, foi muito feliz. “Uma cidade e seus habitantes não podem, jamais, viver sem que tenham sua própria história.”

Você mesmo, ou alguém de sua família, provavelmente, terá o nome registrado para a posteridade, confira.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou Natalia Montes,filha de Sonia Maria Montes,filha de Sebastião Resende Montes.


Sou professora de Música do Conservatório Estadual de Musica Lia Salgado,de Leopoldina,MG.
Me senti honrada de receber a linda homenagem do Tio Bininho em seu livro"No tempo do Horácio e do Licinho".

Obrigada,
abraços a todos.

NICE disse...

TIO BININHO SEMPRE NOS HONRANDO
COM ALGUM TIPO DE COMPORTAMENTO,
QUE LHE É PECULIAR, SURPREENDENDO
À TODOS NÓS MONTES!PARABÉNS POR MAIS ESSE SUCESSO!DEUS LHE ABENÇOE.
BEIJOS CARINHOSOS