Genealogia da família

GONÇALVES MONTES - 1824



Bernardo José Gonçalves Montes nasceu em Prados, entre 1780 e 1788. Filho de José Gonçalves Montes, português, e de Rosa Felícia de Jesus, natural de Prados. Neto paterno de Maria Luisa do Monte e Pedro Gonçalves Poça, nascido a 20 de outubro de 1675. Por este era bisneto de Maria Dias e João Gonçalves da Poça, nascido a 29 de junho de 1657 na Freguesia da Alheira, Orago de Santa Marinha, Concelho de Barcelos, Braga, Portugal. A avó paterna, Maria Luisa do Monte, era filha de Estêvão Luis e Maria Domingues.



Por parte de mãe, Bernardo José era neto de Bernardo Rodrigues Dantas, nascido a 17 de agosto de 1694 em Santa Maria de Sá, Concelho Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal e falecido em Prados a 1º de março de 1773. A ascendência de Bernardo Rodrigues Dantas é bem conhecida entre os estudiosos. Era filho de Pascoal Rodrigues, nascido a 17 de junho de 1678 e Paula Rodrigues, nascida a 7 de setembro de 1683. Pascoal era filho de João Fernandes e Esperança, ambos naturais do Concelho de Ponte de Lima. Paula era filha de Antônio Fernandes Souto e Maria Rodrigues, naturais do mesmo Concelho, e irmã de Ana Joana da Conceição, que em 1799 casou-se, em Santana do Garambéo, com José Francisco Machado.



A avó materna, Catarina de Assunção Xavier, é ainda mais conhecida. Nascida a 25 de dezembro de 1719 em São José Del Rei, atual Tiradentes, casou-se a 9 de abril de 1736 no mesmo lugar e faleceu em Prados a 29 de dezembro de 1802. Era filha de Domingos Xavier Fernandes, nascido a 26 de agosto de 1683 no Famalicão, Braga, Portugal, por ele neta de Domingos Rodrigues e Catarina Fernandes. A mãe de Catarina, Maria de Oliveira Colaça, era filha de Antônio de Oliveira Setúbal e Isabel de Oliveira Colaça.



Por este casal, poderemos prosseguir até o século dezesseis, através de genealogias publicadas por diversos estudiosos, incluindo-se o renomado Silva Leme e nosso conterrâneo Pedro Wilson Carrano de Albuquerque. Observe-se que a avó materna de Bernardo José Gonçalves Montes era irmã de Antônia da Encarnação Xavier, mãe do Alferes José Joaquim da Silva Xavier.



Dos irmãos de Bernardo José, encontramos os nomes de Antônio Rodrigues Dantas, Maria Rosa Montes e Severino José Montes. Não pesquisamos a descendência desses irmãos. Mas, acreditamos que Severino possa ser ancestral de outros antigos moradores do Feijão Cru. Da mesma forma supomos que o tio paterno João Gonçalves Montes, casado com Paula Maria de Assunção, possa ser ancestral de leopoldinenses que aqui chegaram muito tempo depois do início do povoamento.



Dos tios pelo lado materno, temos certeza de inúmeras outras ligações familiares não só em Providência como em todo o município de Leopoldina. Tanto através de sobrinhos do Alferes Tiradentes, como também por filhos de Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina de Assunção Xavier que podem ser, entre outros, ancestrais da família Vale tão numerosa em Leopoldina.



Casou-se Bernardo José com Maria Antonia de Jesus, também natural de Prados, onde nasceu por volta de 1805. O pai de Maria Antônia, Antônio Francisco Teixeira Coelho, recebeu uma sesmaria a 28 de março de 1818. Não sabemos se chegou a ocupá-la. O que sabemos é que a sesmaria foi o dote de casamento da filha, por volta de 1824. Analisando batismos e casamentos de filhos e netos de Bernardo José e Maria Antônia, concluímos que logo após o casamento eles vieram habitar as terras do Feijão Cru.



Entre 1824 e 1850, Bernardo José trocou parte de suas terras por outras e também comprou as terras de Feliciano Rodrigues Moreira, outro pioneiro do Quarto Quarteirão. O casal tronco dos Gonçalves Montes residiu na Fazenda do Sossego e seus filhos ocuparam outras propriedades da margem direita do Córrego de São Lourenço. Bernardo José Gonçalves Montes faleceu em 1861, deixando vasta descendência.



Abrimos um parênteses para mencionar um dos mais antigos moradores do Feijão Cru, cuja família não será aqui estudada por não ter estado localizada no território de Providência. Antônio Rodrigues Gomes (filho), batizado em Santa Rita de Ibitipoca-MG a 5 Junho 1786, transferiu-se para nossa região na mesma época em que Bernardo veio aqui residir. A 20 Abril 1829 comprou parte de uma sesmaria que tinha sido doada aos Lacerda. Ali formou a Fazenda do Córrego do Moinho, próximo de onde é hoje o limite entre os distritos de Ribeiro Junqueira e Abaíba. No decorrer deste artigo falaremos de casamentos entre filhos dos dois pioneiros. Mas, queremos aqui registrar que há uma hipótese de Antônio Rodrigues Gomes (pai) ter sido irmão de Rosa Felícia de Jesus, a mãe de Bernardo José Gonçalves Montes.



I - Filhos do casal pioneiro, todos nascidos no Quarto Quarteirão do Feijão Cru:



Antonio Rodrigues Montes, casado com Maria Gabriela Moreira.

Bernardo Rodrigues de Rezende Montes, casado com Ana Ignacia de Almeida, radicou-se em Chiador-MG.

Maria Rodrigues Montes.

Ana Antônia de Jesus, casada pela primeira vez com Domingos Marques de Oliveira e a segunda vez com José Antônio de Almeida Ramos.

Joaquina Cândida de Jesus, casada com Manoel José Pereira da Silva.

João Rodrigues de Rezende Montes, casado com Deolinda Clara de Valadão.

Manoel José de Rezende Montes, casado a primeira vez com Maria Antônia de Jesus e a segunda vez com Maria Rosa da Silveira.

Claudina Celestina de Jesus, casada com João Francisco Pereira.

Augusta Leopoldina Rezende Martins, casada a primeira vez com João Basílio de Almeida e a segunda vez com Bernardo Rodrigues Ferreira Gomes.

José de Resende Montes, casado com Tereza Joaquina de Jesus.

Maria Umbelina da Anunciação, casada primeira vez com Francisco Rodrigues Gomes de Almeida e a segunda vez com José Marinho de Freitas.

Inacia Presceliana de Rezende Montes, casada a primeira vez com Antônio Carlos de Oliveira e a segunda vez com José de Rezende Montes.

Zeferino José de Resende Montes, casado com Ignes Luiza da Silva. Rita Firmina Montes.

Querino de Resende Montes, casado a primeira vez com Julia Ferreira de Rezende e a segunda vez com Vitalina da Penha Cabral.



Consta que houve ainda mais um filho: Francisco de Sales Montes casado com Ana Umbelina de Moraes. No entanto, analisando nascimentos e casamentos de descendentes de Francisco e Ana Umbelina, concluímos que as datas tornam incompatível a filiação.



Como dissemos anteriormente, ao formarem suas próprias famílias os filhos de Bernardo José e Maria Antônia ocuparam terras nas margens do Corrego São Lourenço. Destacaremos a seguir a descendência que se encontrava no território ao final do século dezenove, por ocasião da criação dos distritos de Providência e Abaíba.



II - Antonio Rodrigues Montes e Maria Gabriela Moreira foram pais de:



Josefina Montes casou-se com Manoel da Silva Júnior a 29 Outubro 1892.

Cunegundes Amália Montes nasceu a 3 Março 1860 e faleceu em 1897. Casou-se a 28 de julho de 1877 com Alberto Pereira de Sá, filho de Luiz Pereira de Sá e Fortunata Maria Angélica. Tiveram os filhos Luiz (1880), Oscar (1882), Maria (1887), Albertina (1891) e Palmira (1896).

Romualdo Rodolfo Moreira Montes nasceu a 27 Junho 1862 e faleceu a 25 Setembro 1919. Casou-se a 23 Fevereiro 1884 com sua prima Blandina Leopoldina de Almeida, filha de sua tia Augusta Leopoldina, nona filha de Bernardo José e Maria Antônia citada adiante.

Maria, nascido a 20 Abril 1864.

Américo Augusto Montes, nascido a 6 Maio 1866.

Elvira, nascida a 23 Abril 1868

Filomena Dolores Montes nasceu a 14 Outubro 1869 e casou-se com Galdino de Oliveira Barbosa a 11 Fevereiro 1888. Ele era natural de Tebas, filho de Francisco José Barbosa de Miranda e Maria Júlia de Oliveira.



III - Ana Antônia de Jesus faleceu a 9 Maio 1902. Casou-se a primeira vez com José Antônio de Almeida Ramos, filho de Antônio Prudente de Almeida e Ignacia Graviana do Nascimento, casal originário de Santa Rita de Ibitipoca que fixou moradia no Quarto Quarteirão por volta de 1841. Pelo lado paterno, José Antônio era sobrinho neto do povoador de Leopoldina Manoel Antônio de Almeida. Por mãe sua ascendência é pelas Três Ilhoas. Deste primeiro casamento foram filhos:



Ana Ignacia de Almeida nasceu em 1853. Casou-se com seu primo José Antônio Montes com quem teve os filhos Ursula (1880) e Josefina (1887).

Maria Antônia de Jesus, nascida em 1854 e falecida por volta de 1875. Casou-se também com um primo: José Rodrigues de Almeida Montes, filho de Francisco Rodrigues Gomes de Almeida e Maria Umbelina da Anunciação. Ele descendia pelo lado paterno de Antônio Rodrigues Gomes e de Manoel Antônio de Almeida e sua mãe foi a nona filha de Bernardo José Gonçalves Montes. O casal teve apenas um filho, José, nascido em 1872. Maria Antônia faleceu em seguida e seu marido voltou a casar-se, como se verá na descendência de Maria Umbelina.

Inacia Carolina de Almeida, nascida a 21 Janeiro 1856 e falecida por volta de 1899. Casou-se com José Carlos de Oliveira, filho de outro do mesmo nome e de Tereza Maria de Jesus. Tiveram os seguintes filhos: Petronilha (descendência incluída abaixo), José (1882), Rozena (1886) e Geraldino (1888).

Rita, nascida a 17 Maio 1859. Viúva, Ana Antônia de Jesus contraiu novas núpcias com Domingos Marques de Oliveira, filho de José Carlos de Oliveira e Tereza Maria de Jesus. Ao ser criado o distrito de Abaíba, seis meses após a criação de Providência, a fazenda de Domingos passou a pertencer ao novo distrito. Filhos do casal: Galdino, nascido a 3 Janeiro 1863. José, nascido a 25 Junho 1864. Armenio, nascido a Setembro 1865.

Cecília Maria de Oliveira nasceu a 5 Dezembro 1868. Casou-se com Firmino Evangelista de Almeida a 24 Outubro 1885. Ele nasceu a 24 Setembro 1863, filho de Honório Evangelista de Almeida e Maria Cândida. Ele era neto paterno de Tiago Evangelista de Almeida e bisneto materno de Manoel Antônio de Almeida, povoador de Leopoldina.

Rita, nascida a 10 Fevereiro 1870.



V - Joaquina Cândida de Jesus casou-se com Manoel José Pereira da Silva, descendente também de antigos moradores do lugar. Localizamos os filhos:



Ana Antônia Pereira, casada a 19 fevereiro 1881 com Henrique do Advento da Costa 19 de Fevereiro 1881. Ele era natural de Valença-RJ, filho de Bernardo José da Costa e Ana Justina Esméria.

Maria, nascida em 1856

José, nascido a 24 Outubro 1869.



VI - João Rodrigues de Rezende Montes e Deolinda Clara de Valadão foram pais de:



João, nascido a 20 Outubro 1861

Estefânia, nascida a 4 Junho 1863

Lino, nascido a 20 Maio 1865

Artur, nascido a 8 Julho 1868

Maria, nascida a 3 Setembro 1870

Castorina de Rezende Montes, casada com Caetano Alves de Novaes a 4 Janeiro 1890. Ele nasceu a 7 Agosto 1866, filho de Manoel Joaquim de Novaes e Sebastiana Cândida de São José. Em 1881 João Rodrigues já estava morando em Leopoldina, estabelecido com casa comercial na Rua do Rosário, fabricante da Água Imperial.



VIII - Claudina Celestina de Jesus nasceu por volta de 1838. De seu casamento com João Francisco Pereira, viveram em Providência os filhos:



Luiz, nascido a 15 Março 1858.

Maria, nascida a 29 Julho 1859.

Bernardo, nascido a 1 Julho 1861.

José, nascido a 17 Outubro 1866.

Lindolfo, nascido a 14 Dezembro 1868.

Ana, nascida a 13 Junho 1870

Virgulino Montes Pereira, casado com Ana de França a 02 Maio 1898.



IX - Esta nona filha de Bernardo José Gonçalves Montes e Maria Antônia de Jesus tem seu nome ligado a Providência, Abaíba, Conceição da Boa Vista e Angustura, por conta de sua descendência. Augusta Leopoldina nasceu em 1841 e assumiu o sobrenome Rezende Martins após seu primeiro casamento, com João Basílio de Almeida. Ele nasceu por volta de 1830 no Quarto Quarteirão do Feijão Cru, filho de Joaquim Cesário de Almeida e Luciana Esméria, família Almeida Ramos com que iniciamos este trabalho. Faleceu João Basília a 15 Dezembro 1882, deixando a viúva e os seguintes filhos:



Maria Virgilina Almeida nasceu 2 Outubro 1862 e casou-se a 7 Junho 1882 com Manoel José Siqueira de Araújo, natural da Vila da Ponte da Barca-Portugal, filho de José Manoel de Siqueira Lima e Rosa Maria.



Antônio Pedro de Almeida nascido a 3 Dezembro 1864.

Joaquim Martins de Almeida nasceu a 11 Novembro 1866. Casou-se com Laura Francisca Oliveira com quem teve os filhos Antônio, David, Francisco, Helena, João, Joaquim, Lourenço, Sebastião e Vanor. Seus filhos aparecem em documentos com os sobrenomes Martins, Oliveira e Almeida em formações variadas. O segundo filho, David Oliveira Almeida, casou-se com Inês Buonicontro e foi pai de Alaor, Joaquim, Marlene, Marluce e Paulo. Francisco Martins de Almeida casou-se com Raimunda e teve os filhos Sebastião, Dea, Laura, Lenira e Maria Aparecida. Helena casou-se com José Louzada e foi mãe de Haroldo, Laura, Sebastião e Vanor. João Martins de Almeida casou-se com sua parente Odília Montes com quem teve os filhos Adilia, Elza, Eunice, Francisca, Laura, Lourenço, Maria Aparecida, Maria do Carmo, Maria Helena, Nadir e Sebastião. Joaquim casou-se com Maria Júlia da Silva e deixou os filhos João, Jorge, Lourenço, Olga, Olinda, Silvia e Vanor. Vanor de Oliveira Almeida casou-se com Ângela Lopes e teve os filhos João, Marcelo, Maria Alice, Maria Helena, Maria José, Mário Heleno, Mauro e Moacir.

Filomena, nascida e falecida em 1868.

Blandina Leopoldina de Almeida, nascida a 5 Setembro 1869 e falecida a 7 Novembro 1918. Casou-se com seu primo Romualdo Rodolfo Moreira Montes citado na descendência do primeiro filho de Bernardo José e Maria Antônia.

Filomena Ludovina Almeida nasceu a 5 Setembro 1869 e casou-se com Antônio José Siqueira a 28 Novembro 1885.

Eliza Almeida nasceu a 25 Setembro 1872 e casou-se com Ernesto José da Rosa a 15 Maio 1886.

João Almeida nasceu a 23 Dezembro 1873. Foi casado com Laura Silva.

Afonso, nascido a 9 Novembro 1879.

Eurico, gêmeo de Afonso.



O segundo casamento de Augusta Leopoldina foi a 17 Outubro 1883 com seu parente Bernardo Rodrigues Ferreira Gomes, natural do Carmo-RJ, filho de José Joaquim Gomes de Castro e Maria José Rodrigues Gomes. Deste matrimônio não encontramos descendentes. Lembremos, porém, que o segundo marido tinha ficado viúvo pela segunda vez e os filhos de seus casamentos anteriores são muitas vezes tidos como descendentes de Augusta Leopoldina. Com Tereza Maria de Brito, Bernardo teve a filha Ângela em 1858 e João em 1860. Viúvo, casou-se com Rita Silvéria de Almeida, filha de João Rodrigues Ferreira Brito e Messias Esméria de Almeida.

Rita nasceu no Primeiro Quarteirão do Feijão Crú, onde seus pais residiam desde o início da década de 1830. Deste casamento Bernardo teve os filhos Galdino (1864), Silvina (1867), Honório (1870) e Georgina (1883).



X - José de Resende Montes e Tereza Joaquina de Jesus foram pais de:



José Carlos de Rezende Montes, nascido a 30 Outubro 1865, casou-se com Petronilha de Oliveira Pires a 9 Fevereiro 1891. Ela era filha de Inácia Carolina de Almeida e José Carlos de Oliveira, citada em ¿III.iii¿ acima. Tiveram os filhos José (1892), Ricardina (1894) e Alberto (1897).

Moysés de Rezende Montes nasceu a 12 Dezembro 1867. Casou-se com Baldoina Brasilina de Oliveira, filha de João Salustinano de Oliveira e Inacia Presciliana de Rezende. Foram pais de Maria (1893), Ercilia (1895), Aristóbolo (1898) e Mogarino de Rezende Montes, nascido em 1916 e falecido de ataque cardíaco a 4 Julho 1919.

Querina, nascida a 4 Junho 1869.

Belarmino, nascido em 1871.

Aurelio de Rezende Montes, nascido a 2 Novembro 1874 e casado a 24 Abril 1895 com Ambrosina Francisca Coelho dos Santos. Ela era natural de Oliveiras-MG, filha de Martiniano Coelho dos Santos e Marcolina Honória.

Honorina, nascida a 8 Junho 1876.

Dulcimira Tereza de Rezende Montes, nascida a 31 Julho 1880. Casou-se a 14 Agosto 1897 com Abílio José Barbosa, nascido a 25 Março 1874, filho de João Paulino Barbosa e Ana Joaquina de Jesus, neto paterno de Feliciano Barbosa. Dulcimira faleceu a 9 Agosto 1898 em conseqüência do parto de seu filho Abílio, também falecido um ano depois, 7 Agosto 1899.

Otávio, nascido a 30 Março 1882

Erminio, nascido a 1 Março 1885

Grasiella, nascida a 14 Fevereiro 1887



Um provável segundo casamento de José de Rezende Montes, com Presciliana, está sendo pesquisado.



XI - Maria Umbelina da Anunciação casou-se a primeira vez com seu parente Francisco Rodrigues Gomes de Almeida, filho de Antônio Rodrigues Gomes (filho) e Rita Esméria de Almeida, neto paterno de outro Antônio Rodrigues Gomes e neto materno do mesmo Manoel Antônio de Almeida tantas vezes citado neste trabalho. O pai de Francisco também já foi acima citado, já que provavelmente terá sido primo do pai de Maria Umbelina. Francisco Rodrigues Gomes faleceu entre 1869 e 1876. Maria Umbelina contraiu novas núpcias, a 6 de novembro 1879, com José Marinho de Freitas, natural de Itabira, filho de Manoel Dias de Freitas e Francisca Bonifácia de Almeida. Desde casamento não localizamos descendentes. Filhos de Maria Umbelina e Francisco:



Antônio Pedro de Almeida Maria da Glória de Almeida

Francisco de Paula Rodrigues de Almeida Montes casou-se a primeira vez a 7 Outubro 1876 com Mariana Antônia de Almeida, filha de Severino José Machado e Maria Antônia de Jesus. Não localizamos descendentes do primeiro matrimônio. A 21 Janeiro 1887 Francisco contraiu novas núpcias com Ana Bernardina de Andrade, filha de Antônio Silvano do Espírito Santo e Bernardina Dionízia de Andrade. Deste casamento nasceu em Providência, em 1892, o filho Miguel.

José Rodrigues de Almeida Montes casou-se a primeira vez em 1870 com sua prima Maria Antônia de Jesus, filha de José Antônio de Almeida Ramos e Ana Antônia de Jesus. A esposa era sobrinha-neta do mesmo Manoel Antônio de Almeida e sua mãe era filha de Bernardo José. Tiveram o filho José em 1872 e Maria Antônia veio a falecer. José casou-se pela segunda vez a 7 Junho 1876 com sua também parente Antonina Josefina de Almeida Gomes, filha de José Joaquim Gomes do Couto e Maria José Gomes. Do segundo casamento foram os filhos Izilda (1880), Jucelino (1882), Rosa (1888), Nitavilmo (1892) e Donaria (1895), todos nascidos em Providência.

Rita Esméria de Almeida, nascida a 15 Setembro 1855

Zeferino Rodrigues de Almeida nasceu a 25 Agosto 1859 e a 30 Julho 1888 casou-se com Ana Maria da Conceição, filha de Eduardo de Macedo Freire e Maria Madalena de Jesus. Encontramos apenas uma filha: Maria, nascida a 31 Janeiro 1895.

Baldoino Rodrigues de Almeida Montes nasceu a 1 Junho 1861 e faleceu a 31 Janeiro 1910 em Aracati. Casou-se com Josefa Amélia, com quem teve a filha Maria das Dores, nascida em Providência a 4 Abril 1892.

João Rodrigues de Almeida Montes nasceu a 12 Março 1864 e a 18 Setembro 1886 casou-se com Marta Adelaide Rodrigues da Silva, nascida em Rio Preto-RJ, filha de José Joaquim da Costa e Silva e Maria Cândida. Seus oito filhos nasceram em Providência: Celso (1887), Aristóteles (1889), Maria (primeira do nome, nasc. e fal. em 1892), Maria (segunda, nascida em 1893), Izaura (nasc.1894 fal.1897), Alcides (1897) e Irma (nasc.1899 fal.1900)

Inácia Leopoldina de Almeida nasceu a 26 Dezembro 1865. Casou-se a primeira vez com João Ribeiro de Rezende e a segunda vez, a 27 Julho 1885, com João Silvano de Andrade, nascido em Visconde do Rio Branco-MG, filho de Antônio Silvano do Espírito Santo e Bernardina Dionízia de Andrade já citados.

Leopoldo Rodrigues de Almeida Montes nasceu a 12 Setembro 1869. Não conseguimos localizar seu casamento. Foi pai de Ermengarda em 1895, Sebastião nascido e falecido em 1897 e Marieta em 1897, todos em Providência.



XII - Inácia Presceliana de Rezende Montes casou-se a primeira vez com Antônio Carlos de Oliveira, com quem teve os seguintes filhos:



Eugênio, nascido em 1863

Emilio Carlos de Oliveira, nascido 15 Janeiro 1864, casou-se com Querina Matilde. Foram pais de Clotildes (1891), Maria (1893), Perciliano (1895), Graziela (1897), Olivia (1898) e João (1900). A filha Olívia Eulália de Oliveira casou-se a 9 Dezembro 1916 com Alfredo Fontanella, de família de imigrantes italianos. O último filho, João, foi batizado em Tebas.

Deoclécio, nascido 25 Março 1865

Antônio, nascido 1 Agosto 1866

Emília, nascida em Agosto 1868 e falecida com 1 ano.

Emilia Presciliana de Rezende nasceu a 7 Dezembro 1869 e a 11 Julho 1883 casou-se com Antônio Prudente de Ameida Ramos, nascido a 30 Outubro 1863, filho de Antônio José de Almeida Ramos e Mariana Inácia de Oliveira. Sobrinho neto paterno do povoador Manoel Antônio de Almeida e sobrinho materno de Domingos Marques de Oliveira e José Carlos de Oliveira Filho, já mencionados neste trabalho. Foram pais de Maria (1884), Antônio (1885), Oscar (1888), Angelina (1890), José (1893), Helena (1896), Olavo (1901), Maria (1905) e Isabel (1915).

Virgínio, o último filho do primeiro casamento de Inácia Presciliana, nasceu por volta de 1871. Em 1875 faleceu Antônio Carlos de Oliveira e a viúva contraiu novas núpcias com seu primo José de Rezende Montes. Deste matrimônio não localizamos descendentes.




Texto extraído do site http://www.cantoni.pro.br/